Mudanças econômico- financeiras e crises de consumo podem acabar gerando uma desestabilização no caixa das empresas e consequentemente em suas estruturas de capital. Eventos como a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19) inequivocamente mostram ser uma questão econômica de desestabilização para inúmeras atividades e setores da economia. O sucesso na busca de uma adequada estrutura de capital remete a respostas rápidas aos problemas enfrentados por cada companhia. Talvez o maior desafio de uma reestruturação financeira seja conseguir conciliar os diferentes interesses em jogo, buscando uma aproximação imparcial entre credores e devedores.
Por inexperiência ou até mesmo pela falta de um interlocutor que promova essa blindagem entre as partes, muitas empresas acabam por não se utilizar de todas as ferramentas disponíveis, pulando etapas e fazendo com que ocorra uma migração direta de uma situação saudável para um cenário de insolvência praticamente irreversível.
É nesses momentos que se faz necessário a contratação de parceiros trabalhando com sua equipe na execução de planos que abram o caminho a ser trilhado. Orientações estratégicas para liquidez e adequada estrutura de capital. Indispensável exercitar conjuntamente o desenvolvimento de um plano de negócios, priorizando relacionamentos de credibilidade e perenidade perante os agentes de mercado, trazendo tranquilidade aos credores de que a empresa está tomando medidas para enfrentar seus problemas da maneira mais eficiente e eficaz possível.
Surge a necessidade de se trabalhar com profissionais com vasto conhecimento em finanças corporativas e forte relacionamento com bancos, investidores nacionais e estrangeiros, fundos de pensão, além de escritórios de advocacia especializados. O debate acerca das soluções viáveis para as empresas em tempos de crise é intenso e merece acompanhamento especializado. A BF Capital possui vasta experiência na área.
Para maiores informações, entre em contato: bfcapital.com.br/contato