Restrições de crédito mostram a importância dos bancos públicos em momentos de crise

BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica são protagonistas neste momento de crise.

A BF Capital está organizando uma força tarefa composta por analistas, economistas, engenheiros e advogados para dar suporte às empresas que poderão acessar linhas de crédito aprovadas para o enfrentamento das consequências provocadas na economia pela Covid-19, assim como deixa-las preparadas para seus investimentos no momento da retomada.

O conjunto de ações emergenciais visa atender às necessidades provocadas pela crise principalmente diante de um cenário restritivo de crédito por parte dos Bancos Privados, que tendem a adotar medidas conservadoras e muito duras na concessão de empréstimos, antevendo potencial aumento da inadimplência nas operações já em curso. O esperado recuo do PIB também costuma ser uma premissa clássica para um “alerta vermelho” dos Bancos Privados em suas estratégias de concessões de empréstimos. Segundo o CEO da BF Capital, Renato Sucupira:

“É nessas horas que os Bancos Públicos mostram sua importância. Exemplo disso são as recentes linhas emergenciais aprovadas bem como a continuidade de disponibilização de recursos para os investimentos sem alterações dos custos financeiros.   Estamos preparados para atender as demandas das empresas e, assim, buscar as melhores opções de estruturas financeiras em operações de crédito, enxergando especial destaque, como já vem sendo amplamente noticiado, para o papel do BNDES, seja em operações diretas ou indiretas”.

Além da segunda rodada de medidas anunciadas pelo BNDES, com aprovação de mais de R$ 100 bilhões, o Governo Federal está agindo fortemente com intuito de preservar a saúde financeira de empresas de todos os portes, contribuindo para manutenção dos empregos e investimentos.

Acreditamos que os bancos públicos — Banco do Brasil, Caixa, BNDES, entre outros, terão papel fundamental no enfrentamento desta crise”, completa Renato.

A BF Capital, é uma assessoria financeira independente, com foco de atuação em operações estruturadas em todos os ciclos de um projeto com soluções personalizadas em debt e equity. Atua fortemente em Concessões & Parcerias Público-Privado, Estruturação de Projetos Privados e Fusões & Aquisições nos setores de Saneamento, Transporte, Infraestrutura Social, Energia, Óleo & Gás, além de investimentos privados.

Comentários