Ministério de Infraestrutura lança edital para contratar estudos da 7ª rodada de leilões de aeroportos

O Ministério da Infraestrutura (Minfra) lançou edital para a contratação de estudos da 7° rodada de leilão de aeroportos. Serão leiloados 17 aeroportos com previsão para 2022, com destaque para os aeroportos de Santo Dumont, no Rio de Janeiro e Congonhas, em São Paulo.­

Veja abaixo a relação dos aeroportos:

Este edital não era esperado para esse período, a ideia inicial era abrir o chaveamento da 7° rodada depois de realizada a 6°. Porém a pandemia atrasou os estudos, que tiveram que ser revistos e reencaminhados ao TCU em setembro. Sendo assim, o edital de licitação da 6° rodada deve ser publicado em dezembro, com previsão de leilão em 15 de março.

A concessão dos aeroportos foi motivada pelo forte crescimento do setor aéreo brasileiro. O aumento da demanda pelo uso dos serviços dos aeroportos no Brasil provocou uma crescente necessidade de investimentos para manutenção da qualidade no atendimento e para adoção de padrões internacionais de operação.

 A tendência é que as Concessões e PPPs em aeroportos continuem nos próximos anos. A preferência de algumas companhias aéreas é que sejam efetivadas as Parcerias Público- Privadas para o gerenciamento dos terminais de menor porte.

Uma das razões pela preferência desse modelo abrange a possibilidade de as tarifas aeroportuárias serem menores. Dessa forma, as empresas áreas poderiam oferecer ao público-alvo um preço mais competitivo, o que ajudaria a aquecer o setor e a mantê-lo em constante crescimento.

 

 Observe quais foram os números após as concessões:

 

Fonte: Houer

  Até então, as concessionárias precisaram aportar o setor com o montante de 16 bilhões de capital próprio, além de 11 bilhões em dívidas para o suporte das operações dos ativos (investimentos, obrigações contratuais).

Esses são os dados: 

 

 

   A duração dos contratos de concessão de todos os aeroportos da 6ª rodada é de 30 anos. Juntos, os 22 terminais respondem por 11% dos passageiros pagos movimentados no mercado brasileiro de transporte aéreo. Em 2019, foram 23,9 milhões de embarques e desembarques nos aeroportos dessa rodada. 

Veja como foi a evolução regulatória:

 

 

  

Para este edital, os projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos deverão abranger estudos de mercado, de engenharia e afins, ambientais e de avaliação econômico-financeira. O Ministério da Infraestrutura constituirá comissão para avaliação e seleção das propostas.

A BF Capital com sua vasta experiência em assessoria para os  concessões no setor aéreo, esteve presente em todas as rodadas de concessão, seja fazendo os estudos ou assessorando players privados. 

Para maiores informações, entre em contato conosco!

 

Comentários